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quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO – SEGUNDO A OCDE


Prevenir a ocorrência de casos de corrupção no serviço público é prioridade na agenda de diversos países. Os esforços e os resultados respectivos ainda variam muito. O objetivo da reforma é reforçar a competência e a integridade dos administradores públicos, individualmente. Regras e procedimentos administrativos e, sobretudo, o gerenciamento e supervisão na administração pública também estão sob revista, com foco particular na reforma das licitações públicas.

A prevenção da corrupção na esfera pública também parece ganhar maior atenção em anos recentes.

Algumas medidas adotadas visando à integridade e competência de administradores públicos, são:
1.    1.   Contratação e promoção de servidores públicos. Nessa área, exemplos de corrupção são: nepotismo e tráfico de influência. Critérios de contratação obscuros e publicidade insuficiente de cargos disponíveis também afugentam eventuais talentos.
2.    2.   Melhoria da remuneração. É importante a remuneração adequada, tanto para atrair talentos quanto para aumentar a resistência à corrupção. A revisão da remuneração pode ser motivada por aumentos de custo de vida, crescimento econômico ou salários no setor privado.
3.    3.   Regulação de conflitos de interesse e regras de conduta. São necessárias linhas de atuação que levem à imparcialidade e integridade.
4.  4. Exigência de reportar quanto ao patrimônio pessoal e sua origem. Como a corrupção leva ao enriquecimento, procura-se manter vigilância quanto a excessos que deponham práticas de corrupção.

Outras medidas visam ao sistema de gerenciamento público:
1.     1.  Prevenção à influência indevida. Leis que deem espaço para decisões discretas (arbitrárias) e não transparentes criam oportunidade para a corrupção proliferar. Ao mesmo tempo em que se esforçam para incrementar a transparência das leis, países têm despersonalizado processos administrativos e tentado diminuir relações clientelistas, que levam a contratações injustificadas e subornos. São exemplos:
a)      E-government. Tecnologias da informação estão sendo largamente usadas na prestação de serviços públicos por ajudarem na prevenção da corrupção.
b)      Rotação de servidores. Reduz a insularidade e ajuda a reduzir a corrupção.

2.     2.  Compras públicas.  Área especialmente atingida pela corrupção, os sistemas de compras devem ser baseados na transparência, concorrência e critérios objetivos na tomada de decisões.
3.    3.   Auditoria de procedimentos e de instituições. Monitoramento e supervisão regulares são, portanto, essenciais para fortalecer a integridade na administração. Esse monitoramento deve ser complementado por auditorias externas.
4.     4.  Melhorando a transparência na administração pública através de pesquisas. Pesquisas com o público em geral complementam as auditorias e supervisões.

Por fim, a OCDE fala em regras que levem à criação de um ambiente regulatório transparente.

Só não consegui achar nada que fale leis que deixem juízes e promotores de justiça livres de leis que punam atos corruptos ...



Rubem L. de F. Auto

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