Julho de 1988, o empresário Bery Gordy decidiu se desfazer
de seu velho negócio, a lendária gravadora Motown. A decisão surpreendente
poderia suscitar algum motivo oculto, então um jornalista perguntou: “Ao vender
a Motown, você se sente um fracassado?”. Gordy não poderia parecer mais
surpreso: “Faço parte de um negócio que vale 371 milhões de dólares. O que você
acha?”.
A história de Berry Gordy e sua busca pelo sucesso começou
há muitas décadas, quando a probabilidade de um negro nos EUA se tornar bem
sucedido tendia a zero. Gordy não apenas não seguiu essa sina, como abriu caminho
para a música negra e seus artistas maravilhosos: Steve Wonder, Marvin Gaye, Jackson
Five, Jay-Z, Kanye West etc.
Gordy abandonou a escola muito cedo em busca de seu sonho:
ser boxeador profissional. Venceu oito lutas, perdeu duas, empatou uma, mas não
mais longe do que isso. Foi convocado pelo Exército, serviu por dois anos, casou-se,
teve um filho e, após o período conscrito, conseguiu um emprego numa gráfica.
A noite de Detroit era agitada e Gordy gostava de passá-la
ao som do jazz dos clubes locais. Sua paixão pela música o fez abrir uma loja
de discos. Não deu certo. Seu público, operários que labutavam nas montadoras
de carro da cidade durante o dia todo, em sua maioria negros, queria relaxar à
noite, bebendo em profusão e ouvindo músicas mais agitadas.
Após a experiência fracassada com a loja, Gordy foi
trabalhar na linha de montagem do Lincoln Mercury. Enquanto trabalhava e criava
melodias mentais para novas canções, leu num anúncio que compositores poderia
ganhar até 25 dólares por música.
Foi então que o dono de uma boate pediu-lhe material para
ser entregue a seu novo cantor, Jackie Wilson. E Gordy lutara contra Wilson
anos antes. Formaram uma dupla e compuseram músicas que fariam sucesso,
tornando Wilson um dos artistas ais populares de Detroit.
Após conhecer um cantor aspirante chamado Smokey Robinson,
por quem se afeiçoou musicalmente, Gordy mudou o nome da banda de Robinson para
The Miracles. Enquanto isso, Gordy fundava a Jobete Publishing e os selos
Motown e Tamla. Com isso, cada aspecto da carreira dos músicos ficava sob a
batuta da gravadora. Até aulas de etiqueta e bons costumes eram dadas aos novos
contratados.
O disco do The Miracles de 1959 vendeu 60 mil cópias –
número inimaginável para uma gravadora iniciante. Em 1961, Shop Around, do
mesmo grupo, alcançou o primeiro lugar na parada R&B e a vice-liderança
nacional. Em setembro do mesmo ano, o grupo The Marvelettes conquistou a
liderança nas paradas nacionais com “Please Mr. Postman”.
Gordy trazia em sua mente uma frase emblemática pronunciada
por Sam Philips, da Sun Records, a gravadora que lançou Elvis Presley, segundo
a qual ele tinha certeza de que se achasse um cantor branco para as músicas
negras, faria fortuna. Gordy procurava o oposto, cantores negros para músicas
brancas. Seus artistas negros soavam absolutamente brancos. E vendiam muito
bem.
Contudo, nas décadas seguintes, gênios musicais como Norman
Whitfield, Marvin Gaye, Steve Wonder obrigariam a gravadora a repensar sua
estratégia inicial e se tornar o mais importante símbolo da black music,
lançando nomes como The Temptations, The Supremes, The Isley Brothers, Diana
Ross e muito mais.
Rubem L. de F. Auto
Fonte: livro “50 fatos que mudaram a história do rock”
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