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quinta-feira, 22 de março de 2018

SATANISMO: DE ONDE VEM, PARA ONDE VAI... E MUITO MAIS


ENTREVISTA COM O REVERENDO SATANISTA ASHLEY S. PALMER


Imagine um Satanista, e você provavelmente imaginará alguém vestido de preto, com capa preta e máscara, tomando parte num ritual sangrento envolvendo sangue e animais mortos e um pentagrama invertido desenhado no chão com giz. Em algum momento, seguindo esta visão, Satã sai do chão em meio a labaredas de fogo e acaba com o mundo. No final das contas, um Satanista não é bem o tipo de pessoa que você convidaria para jantar com seus pais.
Mas esse é o tipo de estereótipo que Ashley S. Palmer, um reverendo da Igreja de Satã, quer derrubar.
Satanistas podem não soar como o tipo mais amigável, mas este cara de 31 anos, que mora no sudeste da Inglaterra com sua esposa e filha fica satisfeito ao explicar porque sua religião é mal-compreendida. Não tem nada a ver com venerar demônios, ele ressalta. A religião, fundada há apenas 50 anos por um escritor e músico norte-americano, Anton Szandor LaVey, tem muito mais a ver com ateísmo e com idéias libertárias de liberdade para perdoar, pontuada com traços de pragmatismo maquiavélico.
Palmer falou com The Independent sobre como o satanismo afeta seu dia-a-dia e o porquê de o feriado favorito dos satanistas ser dia de seus aniversários.

Quantos anos você tem, onde você mora e qual seu papel na Igreja de Satã?
Sou um empreendedor de 33 anos que mora na costa sudeste da Inglaterra com sua esposa e filha. Como fundador da ASPculture.com, desenho e crio produtos, e faço curadoria de exposições culturais para satanistas e pagãos amigos no mundo todo.
Meu papel na Igreja de Satã cresceu organicamente com minha paixão por essa filosofia, e prossegue fiel à propagação do satanismo como elaborado por seu fundador, Anton Szandor LaVey. Essas atividades foram reconhecidas pelo arcebispo Peter H. Gilmore como acréscimos efetivos e autênticos à nossa visão de mundo, e fui ordenado bispo, do nada, devido a esses esforços meritórios. De acordo com as bases Darwinianas sociais do satanismo, tornar-se membro no bispado da Igreja de Satã somente ocorre por convite e é estritamente meritocrático, afirmando o truísmo, “as ações falam mais alto do que as palavras” e “se você tem que pedir, você não pode pagar”.
Não há deveres reservados aos membros do bispado, assim como os níveis de envolvimento variam, dependendo do talento individual de cada indivíduo e de circunstâncias únicas. Eu promulguei publicamente a filosofia e estética satânicas, mas nem todos os bispos falam em nosso nome, e eles podem também escolher manter sua filiação secreta, se isso se mostrar benéfico. Estratégias maquiavélicas são particularmente prevalentes nos círculos profissionais devido a conceitos errôneos acerca do satanismo.

Quando você ouviu pela primeira vez sobre satanismo e com quantos anos se tornou satanista convicto?
Eu descobri sobre a Igreja de Satã e seus escritos pela primeira vez por meu irmão mais velho. Crescemos ouvindo Black metal e death metal e música industrial, e fomos naturalmente sendo levados a bandas que tinham letras anti-cristo e que empregavam o imaginário satânico. Determinado a aprender a origem e a filosofia do satanismo, meu irmão se debruçou sobre diversos livros.
Meu irmão percebeu que tinha finalmente descoberto que a fonte do satanismo foi minuciosamente escrita seguindo a filosofia de LaVey, mas como eu tinha apoenas 10 ou 11 anos na época, ele preferiu me deixar descobrir por mim mesmo, depois que lhe expressei o desejo sozinho, alguns anos mais tarde.
Como um iniciante, naturalmente, estava cético sobre a Igreja de Satã e assumi incorretamente, como a maioria o faz, que satanistas eram membros de um culto de adoração ao demônio, e além disso estava feliz por ser um ateu com uma atração pela estética satânica antes de ler qualquer literatura oficial.                 
Por volta dos 13 anos, li A Bíblia Satânica e logo me considerei um satanista. Percebi que o satanismo genuíno não tinha nada a ver com o absurdo do demônio sobrenatural, que eu tanto temia, presentes nas letras de death metal, ao contrário, era uma religião carnal pragmática e diferente, a qual estava alinhada perfeitamente com meu ateísmo, meu ceticismo e minha visão racional do mundo.  
Aos 15 anos, como parte do meu trabalho de Inglês, dei uma palestra sobre Satanismo e sobre a Igreja de Satã para uma palestra surpreendentemente receptiva, na qual tentei extirpar a má informação com que me deparava na mídia histérica de massa, e discuti os méritos inerentes ao satanismo.
Muitos anos depois, já adulto e tendo ponderado sobre os muitos aspectos da filosofia satanista, eu e minha esposa, oficialmente, nos filiamos à Igreja de Satã.

Qual o maior erro que as pessoas cometem sobre o satanismo?
O maior e mais comum erro é o de que acreditamos e louvamos num espírito antropomórfico ou espiritual chamado “Satã”, ou “demônio”. Isso é falso. Nós, satanistas, somos ateus que adotaram “Satã” como símbolo de paixão, liberdade e rebelião heróica segundo a tradição da poesia e da literatura de temática proto-satânica de Giosuè Carducci, ord Byron, John Milton, Benjamin DeCasseres, Mark Twain e outros que precederam a fundação da Igreja de Satã.
Arguindo que uma pessoa é ateia, deixa-se um especo imenso para crer numa miríade de outras mentiras assustadoras não relacionadas à existência de Deus(es), que são também normal e incorretamente chamados de Satanismo; eu pretendo portanto esclarecer que conforme aplico o ferramental do ceticismo científico para analisar e questionar criticamente tudo, eu simultaneamente rejeito todas as formas de pseudo-ciência, espiritualidade New Age e o sobrenatural, incluindo, mas não limitado: ao oculto, ao mágico, aos tabuleiros Ouija, ao tarô, às divindades psíquicas, aos fantasmas, à imortalidade, a projeções astrais, aos chacras, à cura pela fé, à astrologia e a teorias da conspiração. Tudo isso é tão ridículo para mim quanto crer em Jesus ou em Shiva.  

Quais são so núcleos filosóficos do satanismo?
Os conceitos filosóficos no coração do satanismo são ateísmo, ceticismo científico, biologia evolucionária, darwinismo social, individualismo heróico, meritocracia, Lei de Talião, hierarquia, pragmatismo, estética, realismo romântico dark, humor, carnalidade, piedade epicúrica equilibrada com vitalidade Espartana, uma vontade Faustiana para explorar tecnologias de ponta temperadas pelo respeito pelo passado, e uma paixão pela natureza e pela vida selvagem.
Pode-se achar um conceito comum aproximado com Ragnar Redbeard, Friedrich Nietzsche, H. L. Mencken, Ayn Rand, Jack London e H. P. Lovecraft: todos eles eram conhecidos como influências do satanismo. A visão do Dr. LaVey para sintetizar várias escolas de pensamento com suas idéias originais e simbolismos, desenvolveram-se numa filosofia poderosa e inteiramente única, e numa religião para não religiosos, que continua a inspirar e crescer após mais de 50 anos desde sua criação.

Como se parece uma pessoa satanista?
A Igreja de Satã mantém toda informação sobre seus membros privada, mas baseado em minhas interações off line e on line, eu observei demografias similares à dos ateus em geral. A maioria dos satanistas parecem ser homens, entre 20 e 45 anos de idade, embora eu tenha encontrado pessoalmente muitas mulheres satânicas acima dessa faixa etária.

Como ser satanista afeta sua vida cotidiana? Você usa as Leis Satânicas como orientação, por exemplo? Há cerimônias ou rituais?
Como satanista, poderíamos dizer que o satanismo permeia todos os aspectos da vida diária, mas para mim isso é tão natural como respirar, e é um processo amplamente inconsciente e um resultado por seguir meus instintos e paixões. Rituais satânicos não são um requisito para o satanismo e deve ser usado como uma ferramenta catártica opcional para aqueles que obtêm ganhos psicológicos a partir de cerimônias estruturadas do tipo presentes nos textos. Como minhas atividades profissionais mexem muito com princípios e conceitos do satanismo, eu pude perceber pessoalmente que essas buscas criativas, além da disciplina do treino dedicado diário, são formas efetivas de “rituais” que provêm estímulos suficientes, alívio do estresse e satisfação, as quais me permitem poupar a ritualização satânica formal para ocasiões extremamente raras e especiais. Por meio de desenhos, roupas e adereços que criei para o ASPculture.com, estou apto para direcionar minhas visões únicas e gostos estéticos para trazer a mim e aos outros satanistas ao redor do Globo o prazer e a inspiração, por meio de objetos tangíveis.

Há feriados satanistas, por exemplo algo comparável ao Natal?
Satanistas estão livres para comemorar feriados sagrados ou não, como quiserem, embora para a maioria, como os egoístas, seu próprio aniversário é naturalmente considerado o feriado mais importante do ano.
Não há requisitos para celebrar feriados, mas como alguém que abraçou a ciência, a natureza e as tradições pré-crstãs e pan-européias, eu tendo a internalizar e observar o equinócio de inverno, Ostara, Walpurgisnacht, a fundação da Igreja de Satã, solstício de verão, equinócio de outono, Hallowen e Yuletide, solstício de inverno, Saturnalia e Noite de Ano Novo.

As Leis Satânicas parecem bastante razoáveis. Onde ela estabelece que “agir cruelmente” ou “destruir a si mesmo”, é para se interpretar literalmente? Não parece haver muito espaço para negociação. Qual a filosofia subjacente?
Essas partes do “As 11 Leis Satânicas da Terra” são conclusões naturais de nosso reconhecimento de que o homem é um animal cuja lei maior é a auto-preservação. Como darwinistas sociais, aderimos à filosofia de vingança de que “poder é um direito”, e a apoiar a idéia de justiça por meio da Lei de Talião, um aspecto do qual pode ser compreendido pelo brocardo coloquial “olho por olho”. Satanistas pretensamente tímidos com freqüência tentam satanizar a linguagem do Dr. LaVey, mas a intenção de seus ensinamentos é óbvia e pode ser tida literalmente, dependendo do que se discute e da seriedade das circunstâncias.
Obviamente se alguém se aproxima de você na rua, de uma maneira não ameaçadora, e se mantém te incomodando apesar de você lhe pedir para parar, destruir fisicamente essa pessoa seria uma resposta irracional, arriscada e ilegal. Mas você pode destrui-lo simbolicamente com seus palavras ou apenas o ignorando e o deixando sozinho. Entretanto, se houver uma ameaça legítima  e sua vida depende disso, então destruir literalmente quem te ameaça é um ato de defesa própria, pode ser completamente racional, como u único curso de ação possível para evitar a morte. Contudo, é importante notar que conforme estritamente admitido pela lei e pela ordem, pedimos que cada satanista opere dentro dos parâmetros legais de seu país, seja qual for sua situação.

Como o satanismo se justapõe ao libertarianismo?
Assim como satanistas estão livres para se alinhar com qualquer ramo da política, ou se manter apolítico se assim desejarem, há muitos membros anarquistas e libertários na Igreja de Satã. Sinto ser impróprio injetar muito da visão política de uma pessoa em discussões quando representante da Igreja de Satã, mas, como a visão política do Dr. LaVey está incrustada implícita e explicitamente na filosofia satanista, devo procurar mediar libertarianimo em oposição a satanismo de um ponto de vista mais objetivo.
Capitalismo-anárquico e libertarianismo geralmente parece mais condincente com os idéias satanistas. H. L. Mencken, um dos primeiros americanos a se identificar como libertário, ao lado de uma amiga de viagem, Ayn Rand, foram influentes na filosofia do dr. LaVey e no satanismo, particularmente na sua defesa do individualismo heróico e na rejeição da religião, no misticismo, e no sobrenatural em geral.
Um ponto de partida entre satanismo e libertarianismo que pude perceber, é que muitas escolas de pensamento libertário têm uma visão errada da natureza humana. Isso parece surgir em parte da crença na teoria da tábula rasa pseudo-científica, a qual prega que cada pessoa nasce como uma “folha em branco” sem diferenças biológicas inatas. Essa noção falsa leva muitos libertários a concluir que todos os humanos têm habilidade potencial igual e são livres para se tornarem dominadores de qualquer campo do conhecimento, desde que lhe sejam dadas as oportunidades e necessidades educacionais necessárias. Esta utopia do potencial humano é infelizmente irreal e não satânica. Satanismo está ao lado das descobertas científicas e da evolução biológica, e reconhece que o mundo natural é estratificado, talento excepcional e genialidade são raros, e o universo não está nem aí...


Rubem L. de F. Auto

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